Imagine a seguinte situação: um empreendedor desenvolve uma solução inovadora no ramo de limpeza, mas não consegue aumentar o faturamento do seu negócio pela falta de clientes. Se você apostar que o problema consiste em erros no processo de vendas, tem grandes chances de acertar.

É nesse momento em que o potencial consumidor tem os seus primeiros contatos com a empresa. Quando ele segue todos os estágios corretamente, as chances de fechar negócio são maiores. Por outro lado, alguns erros nesse caminho dificultam os resultados positivos.

Para contornar essa situação, separamos quatro problemas comuns nesse processo e mostramos como solucioná-los. Confira!

1. Não entender as necessidades do cliente

A equipe de vendas é responsável por fazer a prospecção e abordar os clientes, mas os resultados ruins de um negócio podem ser atrelados à estratégia. Um erro comum é o empreendedor não escutar o seu público, deixando de oferecer as soluções que ele procura no mercado.

A fidelização é uma arma mais barata para expandir a empresa sem altos investimentos. Procure entender o que as pessoas querem e crie um planejamento para que os seus vendedores apresentem essas soluções. Se o conceito do produto estiver errado, nem o melhor profissional será capaz de resolver a situação.

2. Não capacitar os funcionários

A atualização profissional é uma necessidade em todas as áreas. Para contar com a melhor equipe de vendedores, é fundamental que eles tenham treinamentos periódicos, o que diminui a incidência de erros no processo de vendas e melhora o relacionamento com o cliente. Todos precisam estar alinhados em prol do mesmo objetivo.

A dica é promover essa capacitação regularmente, antes que os resultados de venda demonstrem que a estratégia precisa ser revista. Ressalte todos os diferenciais do seu produto, reforce o que deve ser apresentado para os potenciais consumidores e explique como eles devem ser abordados.

3. Não ser persistente

Durante o processo de vendas, o consumidor passa por três fases principais: descoberta, consideração e decisão. Dentro da sua empresa, é fundamental que ele siga corretamente esses passos e, no último estágio, tenha confiança suficiente para fechar o negócio e contratar o seu serviço.

Um equívoco recorrente é desistir rápido demais do cliente e não respeitar o seu tempo. Muitas vezes, é possível que ele entre em contato com a sua empresa mais de uma vez e visite seu site com frequência antes de tomar a decisão. Mantenha o foco na venda e seja paciente para não perder essa oportunidade.

4. Não trabalhar com metas

planejamento é fundamental para alcançar bons resultados. O aumento no faturamento é um objetivo comum, mas não deve ser o único para apontar os caminhos à sua equipe. Defina metas mensais de prospecção de clientes, por exemplo, e faça reuniões periódicas para dar um feedback.

Empresas que crescem sem preparação estão fadadas a oferecer um serviço de qualidade mais baixa aos clientes, pois não têm condições de atendê-los de forma personalizada. Portanto, elabore metas regularmente e as compartilhe com a equipe, que saberá qual caminho seguir.

O próximo passo é trabalhar para não cometer esses erros no processo de vendas. O seu time comercial deve falar a mesma língua do restante da empresa e ser treinado o suficiente para conquistar e fidelizar os clientes. Com um bom produto e uma comunicação eficiente, o sucesso é questão de tempo.

E aí, o que achou dessas informações? Você pode compartilhar este artigo nas redes sociais e ajudar os seus amigos empreendedores a escaparem desses erros!

APTC Contabilidade
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