Você, como gestor, conhece as inúmeras vantagens que a consultoria contábil pode oferecer ao seu negócio? Se sua resposta for não, o conteúdo de hoje lhe será útil. A maior dificuldade que os empresários encontram hoje em dia é participar, internamente, de todos os procedimentos que são realizados por sua empresa, certo?

Para que a instituição prospere de forma saudável, é necessário atentar-se para os principais pilares de um negócio: administrativo e financeiro. Não adianta ser proprietário de uma companhia de sucesso, que cresce a cada dia, se você não consegue controlar as engrenagens centrais do empreendimento.

Nós sabemos que a dificuldade existe, e é exatamente por esse motivo que elaboramos o conteúdo de hoje, para mostrar como a assessoria pode ser de grande valia. Explicaremos o que é a consultoria contábil, como é feita e qual é a melhor maneira de localizar o consultor adequado para o seu tipo de negócio. Ficou interessado? Então acompanhe!

O que é consultoria contábil?

A assessoria é um serviço, que, por intermédio de um profissional qualificado, pode oferecer organização de setores, análise de dados internos, erros de operações e soluções para as mesmas. 

Um gestor inexperiente, que tem dificuldade com a parte burocrática de um negócio, deve recorrer à consultoria contábil para obter colaboração nas seguintes áreas:

  • tributável;
  • fiscal;
  • pessoal;
  • financeira;
  • administrativa.

Como funciona o serviço de consultoria?

Considerando os elementos acima, o profissional responsável realizará uma análise profunda, que pode durar meses  — dependendo do porte da empresa. O intuito do serviço é confrontar os dados internos que são obtidos com os funcionários, concomitantemente com informações que são retiradas via sistema.

Ao final do estudo, o consultor dará seu parecer sobre o negócio, apontando tópicos como: custo com impostos, enquadramento adequado, legislações pertinentes à atividade exercida, erros de procedimento fiscal/pessoal, entre outros.

O objetivo desse trabalho é auxilia-lo na tomada de decisão. Além disso, você terá o privilégio de ter em suas mãos um relatório completo, que vai ajudar no trabalho do dia a dia. Sem mencionar que a organização das partes contábil e administrativa tornará mais fácil o cumprimento de muitas operações, como:

  • apuração de folha de pagamento;
  • revisão de contratos;
  • regras de legislação sobre serviço prestado;
  • conferência do cálculo de guias;
  • avaliação de balancete, balanço e demonstração contábeis.

Por que devo contratar um consultor?

Para garantir segurança e tranquilidade de um âmbito que você, empresário, não domina, é aconselhável transferir para um especialista todas as obrigações administrativas/contábeis do seu negócio. O consultor fica com a incumbência de elaborar estratégias tributárias, anulação de falhas fiscais, aumento da produtividade, além de oferecer suporte para todas as questões que envolvem Receitas Federal e Estadual, Prefeituras e Secretaria de Fazenda do DF, para quem é de Brasília.

Porém, para que você consiga o amparo que busca, é preciso realizar um estudo prévio de mercado. Há muitas opções de prestadores de serviço para essa áreas, todavia não é qualquer profissional que é capaz de garantir qualidade no trabalho que é realizado.

Portanto, procure um escritório de renome, que seja especialista em assessoria. Lembre-se de que, quanto mais experiente for o profissional, mais qualificado será o trabalho. Logo, mais satisfeito você ficará.

Se você procura uma empresa gabaritada em consultoria contábil, faça contato com a APTC Contabilidade, e desfrute do melhor serviço do cenário federal.

APTC Contabilidade
Autor

Tudo sobre contabilidade.

Escreva um comentário