Controlar os indicadores é fundamental para que tomadas de decisões acertadas sejam feitas com o objetivo de investir no crescimento do negócio e, entre os principais, está o ticket médio, que se trata de uma métrica que aponta o valor médio das comprar realizadas por cada cliente.

Por meio dos resultados obtidos, é possível implementar estratégias eficientes para alavancar as vendas, adquirir diferencial competitivo e aumentar a lucratividade, que serão grandes aliadas para o sucesso do negócio.

Quer saber como fazer o cálculo correto do ticket médio e como aumentá-lo? Continue sua leitura!

Como calcular o ticket médio?

Para fazer o cálculo do ticket médio, você deve pegar o faturamento bruto do negócio em um período determinando e dividi-lo pela quantidade de vendas desse tempo. Também pode ser mensurado a partir da soma total de venda dividido pelo número de clientes que realizaram compras nesse período.

Cálculo com base no volume de vendas

Para calcular o ticket médio com base no volume de vendas, a fórmula usada é a seguinte:

  • ticket médio = faturamento bruto / volume de vendas.

Por exemplo, o faturamento bruto da empresa em 30 dias foi de R$ 20.000,00 em 30 dias, obtidos por meio de 300 vendas realizadas. Nesse caso, o valor do ticket médio será: R$ 20.000,00 / 300 = R$ 66,66.

Isso significa que no período avaliado cada venda gerou R$ 66,66 para a empresa.

Cálculo com base no número de clientes

Nesse caso, a fórmula utilizada é:

  • ticket médio = total de vendas em R$ / número de clientes.

Por exemplo, em 30 dias, a empresa teve um valor de R$ 20.000,00 em vendas, comprados por 80 clientes. Logo, o ticket médio será: R$ 20.000,00 / 80 = R$ 250,00. Isso quer dizer que cada cliente gastou em torno de R$ 250,00.

Como aumentar o ticket médio?

É possível aumentar o ticket medido adotando diversas práticas. Conheça algumas delas!

Tenha variedade de produtos

Para elevar o ticket médio, você pode aumentar o mix de produtos ofertados. Quanto maiores forem as opções interessantes para o consumidor, maior é a possibilidade dele comprar algo a mais. Isso também contribuirá para que ele encontre tudo que necessita em um único lugar, aumentando sua satisfação.

Capacite os funcionários

Para que o negócio tenha sucesso nas vendas, a forma como os vendedores realizam suas funções é fundamental. É preciso que eles motivem os consumidores, mostrando os produtos disponíveis e as vantagens obtidas ao adquiri-lo.

Para isso, você pode investir em treinamentos relacionados a vendas e comunicação, oferecer feedbacks apontando os pontos positivos, quais precisam ser aprimorados e o que espera do profissional e demais práticas importantes para que a venda se consuma.

Invista em atendimento de qualidade

É primordial investir no atendimento que será dado aos clientes. Nesse caso, a comunicação é o principal ponto que precisa de atenção. Por exemplo, caso a pessoa entre no estabelecimento procurando por um produto específico, um bom atendimento pode fazer com que ele faça a compra e ainda se interesse por outras mercadorias.

Realize promoções e descontos

Quando você entende bem os indicadores financeiros do seu negócio, por exemplo, a margem de lucro, é possível fazer promoções ou dar alguns descontos, brindes ou cupom promocional dependendo do valor da compra, sem comprometer o caixa.

Muitas empresas utilizam essa estratégia para aumentar o ticket médio e acabam tendo um retorno positivo.

Consegui entender a importância de calcular o ticket médio? Com o cálculo adequado, você consegue ter uma visão ampla sobre o volume, quantia média gasta pelos clientes e demais pontos sobre as vendas realizadas e, assim, pode elaborar medidas para aumentar o lucro do seu negócio.

Gostou deste post? Então aproveite para ler “Pesquisa de satisfação: entenda a importância e como fazer” e entenda melhor sobre o assunto!

APTC Contabilidade
Autor

Tudo sobre contabilidade.

Escreva um comentário